Loading

Conhecer melhor as células que compõem a epiderme da cebola e a sua observação no M.O.C. Relatório científico

INTRODUÇÃO

Vamos começar por fazer uma breve introdução sobre a cebola, a amostra que nós utilizámos para observar e identificar as células da epiderme da mesma.

A cebola é uma bolbo onde foi depositada uma quantidade generosa de matéria orgânica. O bolbo é formado pelo talo, colo, catáfilo interno e externo, prato e a raiz.

morfologia da cebola. Fonte: https://www.mundoecologia.com.br/plantas/origem-da-cebola-suas-partes-e-morfologia/

A célula é a unidade básica de vida que constitui todos os seres vivos, incluindo a cebola. As células eucarióticas vegetais, que habitualmente distinguem-se por terem um núcleo organizado, parede celular e cloroplastos, são constituídas pelos organelos celulares representados na seguinte imagem:

constituição célula vegetal. Fonte: https://www.infoescola.com/citologia/celula-vegetal/

No caso da epiderme da cebola, as células que a constituem classificam-se como eucarióticas vegetais, porque têm um núcleo organizado e têm parede celular mas não têm cloroplastos, ao contrário do que é habitual nas células eucarióticas vegetais, a razão por isto acontecer é devido à cebola ser um bolbo que se desenvolve em zonas subterrâneas onde a luz solar não alcança, e por isso não consegue realizar a fotossíntese, pela qual os cloroplastos, e respetiva clorofila, que têm cor verde, eram responsáveis. Estes não tendo função, não existem, e é por essa razão que a cebola não apresenta cloroplastos e, consequentemente, cor.

OBJETIVOS
  • Identificação dos organelos que constituem as células da epiderme da cebola, nas imagens fornecidas pelo M.O.C.;
  • Qual a razão da utilização do corante para a observação das células da epiderme da cebola?;
  • Qual a diferença entre as células eucarióticas vegetais e as células eucarióticas vegetais da túnica da cebola?
PROTOCOLO EXPERIMENTAL

Indicação: informações necessárias a partir do minuto 3:31

Devido às restrições estabelecidas pela DGS no contexto COVID19, não foi feita a montagem da preparação das células do epitélio bucal, pelo que, mais à frente, serão demonstradas imagens das mesmas observadas ao M.O.C. fornecidas pela professora Carla Gouveia.

REGISTO DAS OBSERVAÇÕES

Imagens da túnica da cebola, não coradas, observadas ao M.O.C.:

1ª imagem: ocular10x objetiva4x ampliação total40x 2ª imagem: ocular10x objetiva10x ampliação total100x 3ª imagem: ocular10x objetiva100x ampliação total1000x. Fonte: imagens tiradas pelas alunas na aula prática

Imagens da túnica da cebola, coradas (corante utilizado: bétadine), observadas ao M.O.C.:

4ª imagem: ocular10x objetiva4x ampliação total40x 5ª imagem: ocular10x objetiva10x ampliação total100x 6ª imagem: ocular 10x objetiva 100x ampliação total 1000x. Fonte: imagens tiradas pelas alunas na aula prática

Imagens do epitélio bucal, coradas, observadas no M.O.C.:

7ª imagem: ocular10x objetiva4x ampliação total40x 8ª imagem: ocular10x objetiva10x ampliação total100x 9ª imagem: ocular10x objetiva40x ampliação total400x
DISCUSSÃO DAS OBSERVAÇÕES EFETUADAS
  • Identificação dos organelos que constituem as células da epiderme da cebola, nas imagens fornecidas pelo M.O.C.
Identificação dos organelos celulares. Fonte: realizado pelo grupo, utilizando a imagem fotografada na aula prática e o processador de texto
  • Qual a razão da utilização do corante para a observação das células da epiderme da cebola?

A razão pela qual utilizamos o corante para observar as células da túnica da cebola no M.O.C. é para pudermos observar com maior nitidez os organelos celulares da amostra, tal como podemos comparar nas seguintes imagens:

Células da epiderme da cebola observadas ao M.O.C. Fonte: imagens tiradas pelas alunas na aula prática. 1ª imagem: ampliação total1000x, não corada 2ª imagem: ampliação total1000x, corada (corante utilizado: bétadine).
  • Qual a diferença entre as células eucarióticas vegetais e as células eucarióticas vegetais da túnica da cebola?

A diferença entre as células eucarióticas vegetais (que são aquelas que têm núcleo organizado, parede celular, cloroplastos e entre outros) e as células da túnica da cebola (que são aquelas que também têm núcleo organizado, parede celular, entre outros e não têm cloroplastos) é que enquanto que nas células eucarióticas vegetais, como por exemplo, as células da epiderme de elodea, conseguimos observar os cloroplastos, mas nas células da túnica da cebola não. Esta não os possui devido ao facto de se desenvolver sob o solo, logo não os necessita, pois a função dos cloroplastos é realizar a fotossíntese, onde são necessários os raios solares, mas como esta não está exposta aos mesmos, os cloroplastos não teriam nenhuma função.

1ª imagem: imagem das células da epiderme de elodea observadas ao M.O.C. Fonte: http://luciamariapaleari.blogspot.com/2015/07/celulas-animais-e-vegetais-observadas_5.html e processador de texto 2ª imagem: imagem das células da epiderme da cebola, corada (corante utilizado: bétadine), observadas ao M.O.C. (ampliação total100x). Fonte: imagens tiradas pelas alunas na aula prática
CONCLUSÃO

E assim podemos concluir que as células eucarióticas vegetais da epiderme da cebola, vistas no M.O.C., apenas se consegue identificar quatro organelos celulares: a parede celular, a membrana celular, o citoplasma e o núcleo. Também conseguimos perceber que as células da túnica da cebola apenas são observadas com clareza se utilizarmos corante na amostra. E, por fim, a diferença que as células da epiderme da cebola têm em relação às células eucarióticas vegetais é que as células da epiderme da cebola não têm cloroplastos.

BIBLIOGRAFIA
  • Salsa, José et al Guimarães, Orlando et al Cunha, Rui. (s.d.). CienTic8. 1ª edição. s.l. Porto Editora.
CRÉDITOS

Laura Lourenço nº15, Laura Cardoso nº16, Maria Carolina Bravo nº18 e Matilde Cristóvão nº25, Turma C 8º ano, 2021/2022, Escola Básica 2/3 António Gedeão, Disciplina: Ciências Naturais, Professora: Carla Gouveia

Credits:

Criado com imagens de toeytoey - "Cells of the onion skin" • Couleur - "onion half raw"