Loading

Após dois anos, alunos e docentes celebram formatura de cursos de pós-graduação do ILB

Familiares, amigos e colegas de Casa prestigiaram, no dia 10 de fevereiro, os 46 formandos dos cursos de pós-graduação lato sensu de Orçamento Público e de Poder Legislativo e Direito Parlamentar, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). A solenidade de encerramento, realizada no Auditório Petrônio Portela, foi marcada por momentos de agradecimento e de reflexão sobre importância do compartilhamento de conhecimento.

No Senado há 25 anos, João Wellington Pereira, secretário parlamentar do Gabinete da Liderança do Bloco da Minoria, foi um dos concluintes. Na formatura, o aluno enalteceu a relevância da formação continuada para o aperfeiçoamento do seu trabalho na Casa. “Para o assessor que trabalha diretamente com o parlamentar é de suma importância, inclusive no sentido de apoiar as questões diárias do gabinete e no acompanhamento do assessorado. Estar aqui concluindo essa formação tem um significado muito especial para mim”.

João Wellington está no Senado há 25 anos

Prestigiando a solenidade, o Primeiro-Secretário senador Rogério Carvalho (PT-SE) fez questão de evidenciar a excelência do Parlamento brasileiro. Segundo ele, o Brasil tem um dos melhores de todo o mundo, tanto em termos de qualificação profissional quanto na transparência e na interação com os cidadãos.

— Tive a oportunidade de visitar parlamentos em todo o mundo e saí de todos eles com a certeza de que nós temos um dos melhores parlamentos entre as nações. Um dos mais preparados, com melhores profissionais, com uma técnica legislativa impecável e com um processo legislativo muito bem feito. E com uma participação da sociedade que nenhum outro parlamento do mundo tem — disse.

Para a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, acompanhar a cerimônia trouxe um sentimento de nostalgia. Isso porque, há mais de duas décadas, ela concluía sua pós-graduação em Direito Legislativo, também pelo ILB. Naquela ocasião, um de seus convidados mais especiais era o filho Maurício, uma criança com quase dois anos de idade à época, que hoje já é adulto e estuda Direito.

— Quando sentei aqui e fechei os olhos, vi como aquilo foi importante para mim, que sou oriunda da área de Comunicação Social, vinda do Rio Grande do Sul, na época sem nenhum conhecimento na área política e legislativa. Como aquele curso me tornou mais próxima desta Casa. E, sem essa proximidade, certamente eu não teria entendido o Senado Federal. Não teria como me dedicar e chegar ao posto de diretora-geral. Então, eu tive muita certeza de que este curso me habilitou a continuar trabalhando porque fez com que eu entendesse melhor a atividade fim do Senado — afirmou.

Uma história marcada pela excelência – Luís Fernando Pires, coordenador do ILB, ressaltou a qualidade demonstrada pelo instituto ao longo dos últimos 25 anos. Ao todo, foram quase 30 turmas colocadas à disposição da sociedade brasileira: “Aos formandos e formandas, uma mensagem: não represem seus conhecimentos, coloquem adiante tudo que vocês aprenderam nessa jornada de dois anos”.

Da esq. para a direita: Luis Fernando Pires, senador Rogério Carvalho e Ilana Trombka e Beatriz Izzo

Representando a Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), Beatriz Izzo destacou que os aperfeiçoamentos profissionais contribuem para que o serviço público seja cada vez mais eficiente e, assim, todos possam construir o “país desejado”.

Também esteve presente o diretor do Centro de Formação. Aperfeiçoamento e Treinamento (Cefor), Nelson Gomes, que ressaltou o empenho dos alunos: “É sempre um grande esforço individual. Por isto, quero parabenizar todos os concluintes. Sigam firmes nessa busca incessante por conhecimento”

Victor Marcel, servidor que representou a Secretaria-Geral da Mesa, salientou que os cursos possuem a missão de capacitar os servidores, construir pontes dentro e fora da Casa e ajudar os servidores a pensarem em como fazer diferente e melhor: “Por isso, peço que os formandos pensem ‘como o que vocês aprenderam pode fazer com que nossas atividades sejam diferentes?”

Formatura ocorreu no auditório Petrônio Portella.

Planejamento - Segundo o servidor Fábio Renato da Silva, da Coordenação de Educação Superior (Coesup), o planejamento de um curso por uma escola de governo, como o ILB, deve buscar a articulação entre conhecimentos técnicos especializados e a preparação de alto nível. O intuito, afirma, é alcançar resultados no dia a dia do trabalho e no engrandecimento da instituição.

Os dois cursos foram ministrados de forma virtual pela plataforma Microsoft Teams e tiveram 360 horas/aula mais 60 horas/aula para apresentação dos trabalhos de conclusão de curso.