Quando a Quaresma são «40 dias com mais…», com o padre Nelson Fernandes
Da Arquidiocese de Évora, o padre Nelson Fernandes explica-nos que este tempo «é mais», distingue tradições quaresmais entre norte e sul do país e indica a Quaresma como um «tempo jovem».
Polo Norte - Deixa o Mundo Girar - Padre Nelson Fernandes, Arquidiocese de Évora
Quaresma: «Subir uma montanha não é só chegar ao cimo mas a alegria de perceber o valor da escalada»
Neste programa ECCLESIA o padre Pedro Carvalho, pároco na Ilha do Pico, na diocese de Angra, disse à Agência ECCLESIA que a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, “ensina que o topo de uma montanha deve ser a base da próxima”, explica o valor da escalada, refere a montanha mais alta de Portugal e defende que há um caminho “diferente” para quem é ilhéu.
Em ano de Jornada Mundial da Juventude, a acontecer no próximo mês de agosto, em Lisboa, o sacerdote açoriano apresenta este tempo como “de renovação e uma proposta ao jeito dos jovens”.
Mariza - Melhor de Mim - P. Pedro Carvalho, Diocese de Angra
A Quaresma «não é um tempo triste» e pode ser «oportunidade para cuidar o coração», com o padre Miguel Rodrigues
O padre Miguel Rodrigues, pároco da Parede no patriarcado de Lisboa, contou à Agência ECCLESIA que a “Quaresma não é um tempo triste”, que “é uma oportunidade para “trabalhar com cuidado o coração” e estar atento às “coisas bonitas que acontecem”. O sacerdote fala do Cabo da Roca como um espaço de silêncio e contemplação em tempo de preparação para a Páscoa e, com o sorriso como “imagem de marca”, lança pistas para deixar o cinzento deste tempo.
Quatro e Meia - Coisas Tão bonitas - P. Miguel Rodrigues, Patriarcado de Lisboa
A primeira Quaresma como sacerdote leva ao exercício de «ligar e religar», com o padre António de Jesus Silva
O padre António Jesus Silva, religioso dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), disse à Agência ECCLESIA que o tempo de Quaresma pode ser um “pedido de ensinar a amar”.
Ordenado sacerdote há menos de um ano, o padre António Jesus Silva percorre a primeira Quaresma como padre, com “expetativa e curiosidade”, e considera um tempo que o leva a “ligar e religar”, como “uma novidade”.
Anselmo Ralph - Ensina-me a Amar - P. António Jesus Silva, Dehoniano
Igreja: «A vida em comunidade nunca é uma Quaresma» – padre Renato Pereira, carmelita
O padre Renato Pereira, carmelita descalço, afirmou que a “vida em comunidade nunca é uma Quaresma” e defende que “o constante adaptar do Evangelho a cada biografia é uma das missões mais desafiantes”.
Neste caminho de preparação até à Páscoa, o religioso conta que tem tido “vários desafios e acompanhado várias situações com jovens” que lhe trazem a reflexão, sugere a capela da comunidade como espaço privilegiado de silêncio e a música "Viagem", de Tiago Bettencourt, como banda sonora para esta época.
Tiago Bettencourt - Viagem - P. Renato Pereira, Carmelita
A Quaresma como «procura de equilíbrio» e «gesto de encontro», com o padre Christopher Sousa
O padre Christopher Sousa, da diocese de Viana do Castelo, contou neste programa ECCLESIA que alia a Quaresma a “uma fotografia tirada à noite” e considera ser um tempo marcado pelo “gesto do encontro”.
Deixa como sugestão de silêncio uma caminhada pelo Gerês e deseja que a Páscoa de 2023 seja novamente “a dinâmica das famílias abrirem a porta” na alegria, onde os jovens sejam os protagonistas.
Salvador Sobral - Amar pelos dois - P. Christopher Sousa, Diocese de Viana do Castelo
Texto e Sons: Sónia Neves/Agência ECCLESIA
Credits:
Criado com uma imagem de aradaphotography - "Vintage tone of cross on a hill"