View Static Version
Loading

Playlist da Quaresma 2023, por jovens sacerdotes Em tempo de Quaresma o programa de rádio ECCLESIA, a cada sábado, convidou um sacerdote jovem para que deixe a sugestão de um local a visitar e uma música que convide à reflexão.

Quando a Quaresma são «40 dias com mais…», com o padre Nelson Fernandes

Da Arquidiocese de Évora, o padre Nelson Fernandes explica-nos que este tempo «é mais», distingue tradições quaresmais entre norte e sul do país e indica a Quaresma como um «tempo jovem».

Quaresma: «Subir uma montanha não é só chegar ao cimo mas a alegria de perceber o valor da escalada»

Neste programa ECCLESIA o padre Pedro Carvalho, pároco na Ilha do Pico, na diocese de Angra, disse à Agência ECCLESIA que a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, “ensina que o topo de uma montanha deve ser a base da próxima”, explica o valor da escalada, refere a montanha mais alta de Portugal e defende que há um caminho “diferente” para quem é ilhéu.

Em ano de Jornada Mundial da Juventude, a acontecer no próximo mês de agosto, em Lisboa, o sacerdote açoriano apresenta este tempo como “de renovação e uma proposta ao jeito dos jovens”.

A Quaresma «não é um tempo triste» e pode ser «oportunidade para cuidar o coração», com o padre Miguel Rodrigues

O padre Miguel Rodrigues, pároco da Parede no patriarcado de Lisboa, contou à Agência ECCLESIA que a “Quaresma não é um tempo triste”, que “é uma oportunidade para “trabalhar com cuidado o coração” e estar atento às “coisas bonitas que acontecem”. O sacerdote fala do Cabo da Roca como um espaço de silêncio e contemplação em tempo de preparação para a Páscoa e, com o sorriso como “imagem de marca”, lança pistas para deixar o cinzento deste tempo.

A primeira Quaresma como sacerdote leva ao exercício de «ligar e religar», com o padre António de Jesus Silva

O padre António Jesus Silva, religioso dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), disse à Agência ECCLESIA que o tempo de Quaresma pode ser um “pedido de ensinar a amar”.

Ordenado sacerdote há menos de um ano, o padre António Jesus Silva percorre a primeira Quaresma como padre, com “expetativa e curiosidade”, e considera um tempo que o leva a “ligar e religar”, como “uma novidade”.

Igreja: «A vida em comunidade nunca é uma Quaresma» – padre Renato Pereira, carmelita

O padre Renato Pereira, carmelita descalço, afirmou que a “vida em comunidade nunca é uma Quaresma” e defende que “o constante adaptar do Evangelho a cada biografia é uma das missões mais desafiantes”.

Neste caminho de preparação até à Páscoa, o religioso conta que tem tido “vários desafios e acompanhado várias situações com jovens” que lhe trazem a reflexão, sugere a capela da comunidade como espaço privilegiado de silêncio e a música "Viagem", de Tiago Bettencourt, como banda sonora para esta época.

A Quaresma como «procura de equilíbrio» e «gesto de encontro», com o padre Christopher Sousa

O padre Christopher Sousa, da diocese de Viana do Castelo, contou neste programa ECCLESIA que alia a Quaresma a “uma fotografia tirada à noite” e considera ser um tempo marcado pelo “gesto do encontro”.

Deixa como sugestão de silêncio uma caminhada pelo Gerês e deseja que a Páscoa de 2023 seja novamente “a dinâmica das famílias abrirem a porta” na alegria, onde os jovens sejam os protagonistas.

Texto e Sons: Sónia Neves/Agência ECCLESIA

Created By
Manuel Costa
Appreciate

Credits:

Criado com uma imagem de aradaphotography - "Vintage tone of cross on a hill"

NextPrevious

Anchor link copied.

Report Abuse

If you feel that the content of this page violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a copyright violation, please follow the DMCA section in the Terms of Use.